Boas práticas de email marketing: o que a forma de descadastro diz sobre você
Publicado em 02 de março de 2012Parece improvável, mas ainda existe, nos dias de hoje, gente que passa horas descadastrando emails de listas de envio manualmente. Sim, em pleno século XXI ainda testemunhamos o anacronismo de obrigar contatos a enviar email pedindo para sair de uma lista e de profissionais que gastam tempo valioso de trabalho atendendo cada pedido. Por quê? Porque utilizam ferramentas inadequadas para o email marketing.
Se você algum dia já recebeu uma edição de email marketing que diz "Caso não queira mais receber este email, mande uma mensagem para .....@...." pode ter certeza de que é um desses casos. Uma ferramenta apropriada de email marketing realiza o descadastro automaticamente, com um simples clique.
Essa funcionalidade tem duas razões principais, e ambas dizem respeito às boas práticas do email marketing. A primeira é que é muito mais conveniente que o contato se descadastre desta forma ao invés de fazer com que ele ou ela tenha o trabalho de responder o email indesejado.
A segunda é que muitos spammers utilizam essa tática para validar emails. Eles criam uma lista com milhares de emails fantasmas, sem saber se existem ou não. Se você responde pedindo para sair, isso é a confirmação de que o seu email é válido. E daí já sabe, passará a receber emails indesejados até o fim dos dias desse spammer.
O descadrasto automático diz, portanto, muito sobre o nível de seriedade e comprometimento de uma empresa em relação às suas práticas de email marketing.